Pedido de Informações

Porquê IPSetúbal

..:: Pelo Ensino prático de qualidade e elevada Empregabilidade

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é a instituição de ensino superior público de referência na região, com polos nas cidades de Setúbal e Barreiro.

Tem uma oferta formativa diversificada em várias áreas de estudo e diferentes níveis de formação superior (CTeSP, Licenciaturas, Mestrados e Pós-Graduações). Aposta num ensino prático, focado nas necessidades do mercado de trabalho. O IPS forma profissionais de excelência e garante elevadas taxas de empregabilidade, a quem escolhe o IPS para a sua formação superior, apostando na qualidade dos cursos e dos professores, numa estreita ligação com o tecido empresarial, em laboratórios e equipamentos modernos e num programa de estágios nas melhores empresas. 

 

..:: Pela aposta no Empreendedorismo e Investigação

O Instituto Politécnico de Setúbal é reconhecido em Portugal pela forte aposta na dinamização de uma cultura empreendedora e de investigação.

Ao longo dos anos, o IPS tem apoiado inúmeras Startups criadas dentro do próprio Instituto, fornecendo igualmente todas as condições para a concretização de projetos de investigação de relevo para o avanço tecnológico e da sociedade. A vertente empreendedora é incutida nos estudantes do IPS desde o primeiro ano, ensinando a olhar para a vida com a ambição e vontade de vencer. Uma postura essencial para alcançar o sucesso no mercado de trabalho.

 

..:: Pela experiência partilhada de Internacionalização

Todos os anos o IPS recebe mais de 330 estudantes estrangeiros

provenientes de 30 países da Europa, África, Ásia e América do Sul. Por outro lado, envia cerca de 100 estudantes, em programas de mobilidade, para as instituições de ensino superior com as quais tem protocolos de cooperação. Para além da mobilidade de estudantes, o IPS, em parceria com o Governo da província chinesa de Tianjin, criou uma oficina Lu Ban em Indústria 4.0, a única instalada em Portugal.
O IPS integra, também, o projeto E3UDRES2, que consiste na criação de uma Universidade Europeia, juntamente com mais 5 instituições de ensino superior, com uma aposta muito clara no desenvolvimento das regiões de influência das instituições parceiras.

 

..:: Pelas estruturas de apoio disponíveis dos Serviços de Ação Social

Os SAS/IPS disponibilizam um conjunto de apoios ao estudantes do IPS, que procuram garantir as condições necessárias para que os seus estudos não sejam postos em causa.

Além das bolsas de estudo habituais, na sequência do estado de pandemia, o SAS/IPS, em parceria com as Escolas Superiores, a Associação Académica (AAIPS), os Alumni e rede de parceiros da comunidade externa, uniram esforços e criaram um pacote de novas bolsas de apoio ao estudantes.

O SAS/IPS providencia, também, refeições a preços reduzidos para estudantes nos 2 refeitórios existentes no campus de Setúbal (capacidade 500 estudantes) e no campus do Barreiro (200 estudantes). De segunda a sexta-feira, durante todo o ano letivo (setembro a julho), são servidos almoços e jantares de qualidade, com ementas variadas e nutricionalmente equilibradas. Estão, ainda, disponíveis serviços de cafetaria e refeições ligeiras nos bares das Escolas.

Na área dos cuidados de saúde, os SAS/IPS dispõem do gabinete SASaúde, que disponibiliza aos estudantes, a preços subsidiados, consultas de psicologia clínica, medicina chinesa e nutrição.

 

..:: Pelo acesso ao Desporto

O clima ameno e as muitas horas de sol que por ano iluminam as cidades de Setúbal e Barreiro convidam a exercitar o corpo aproveitando os rios e o Oceano Atlântico para a prática de desportos náuticos como a vela, surf, canoagem e natação.

Para além dessas modalidades, existem dezenas de campos, pavilhões e polidesportivos, para desportos indoor e um complexo vocacionado para o atletismo. O IPS dispõe ainda de um Clube Desportivo onde é possível ter acesso a mais de uma dezena de modalidades desportivas, todas acompanhadas por monitores especializados e a preços acessíveis.

 

..:: Com um Campus numa das mais belas baías do mundo

Abraçada pela Serra da Arrábida e pelo Oceano Atlântico, a região de Setúbal é rica em beleza natural.

Com sol durante todo o ano e temperaturas amenas, as suas praias de areia branca e águas cristalinas encantam quem procura aproveitar o verão ao máximo.
Eleita uma das 30 baías mais belas do mundo, é o habitat de espécies singulares como o roaz-corvineiro, uma das raras comunidades sedentárias de golfinhos na Europa.
Terra de gastronomia e vinhos reconhecidos em todo o mundo, dispõe de uma oferta diversificada de restauração sempre de portas abertas para receber os apreciadores dos sabores regionais.
Descobrir a região de Setúbal é encontrar um ponto de equilíbrio perfeito entre a natureza e o homem, convergindo o tradicional e o moderno, num segredo muito bem guardado pelos seus habitantes.

 

..:: Pela Cultura e Lazer disponíveis

A região de Setúbal é animada por uma quantidade inumerável de eventos culturais, entre festivais de verão (Sol da Caparica, Festival de Músicas do Mundo) e um festival internacional de cinema (Festróia).

Os inúmeros teatros, fóruns, salas de cinema, auditórios e museus recebem anualmente uma grande variedade de espetáculos e exposições que primam pela sua diversidade cultural.
Há ruas que se enchem durante a noite para conviver e dançar nos inúmeros espaços de diversão noturna. O verão é rico em festas e romarias populares iluminando os bairros e cidades da região com as suas cores e sabores, dando espaço à música e animações de rua que atraem anualmente milhares de visitantes.

 

..:: Pela Economia da Região

Setúbal assume, atualmente, grande importância no contexto português e europeu, sendo uma das principais portas de entrada na Europa.

A sua localização, acessibilidade e recursos permitiram um forte movimento de modernização e crescimento económico, com particular destaque para os setores da indústria e serviços. Sede de algumas das maiores empresas portuguesas e multinacionais, a região apresenta elevado potencial para o desenvolvimento nas áreas da saúde, indústria automóvel e aeronáutica, portuária, educação e turismo, devido à proximidade ao mar, à eficiente rede de transportes e vias de comunicação e à captação de investimentos em setores produtivos e tecnológicos.

 

..:: Pela Qualidade de Vida

Setúbal foi avaliado como um dos municípios mais apelativos do país para viver, visitar e investir, mantendo ao longo dos últimos anos o seu lugar no Top 10 do Portugal City Brand Ranking, oferecendo o ambiente ideal para quem procura estudar, trabalhar e residir em Portugal.

 

..:: Pelo Alojamento Disponível na Cidade

Morar em Setúbal é ter oportunidade de viver numa cidade de uma beleza natural excecional, com tranquilidade e segurança únicas. Além da vida citadina, a Serra da Arrábida, as praias paradisíacas e a Baía do Sado (premiada como uma das mais belas do mundo), fazem parte do postal que Setúbal tem para oferecer.

O Barreiro, a apenas 20 minutos de comboio, tem muita ligação à vida em Setúbal, mas também está na margem sul do Rio Tejo, o que lhe dá uma proximidade maior de Lisboa, a 20 minutos de barco, o que é ideal para quem tem espírito citadino e quer desfrutar da capital portuguesa.  

Setúbal e Barreiro têm uma grande oferta de pensões, quartos e hostels com uma excelente relação qualidade preço, que são ideais para estudantes que tenham que se mudar para o distrito de Setúbal.

 

..:: Pela Localização

A região de Setúbal integra a Área Metropolitana de Lisboa, capital de Portugal, e faz igualmente fronteira com o Alentejo, sendo uma importante ponte de ligação com o Sul do país.

As cidades de Setúbal e Barreiro apresentam excelentes acessibilidades, dispondo de transportes ao nível rodoviário, ferroviário e marítimo-fluvial. Algumas das principais estradas portuguesas garantem ligações rápidas e cómodas a todo o país, assim como a toda a Península Ibérica. O Aeroporto Internacional de Lisboa e a própria capital portuguesa estão a somente 40 minutos de viagem de Setúbal e a cidade do Barreiro fica apenas à distância de uma travessia de barco sobre o Tejo.