Pedido de Informações

Bolsas de Apoio aos Estudantes IPS


BOLSA DE ESTUDO [DGES]  •  BOLSA SANTANDER  •  PAAS •  UNIDOSnull@IPS  •  BOLSA ROVENSA


Bolsas de Estudo [DGES]

Todos os anos, os SAS/IPS atribuem bolsas de estudo a fundo perdido da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES), que visam contribuir para financiar as despesas inerentes à frequência do ensino superior dos estudantes carenciados (propina, alojamento, alimentação, transporte ou material escolar).
 

› REQUISITOS

Para beneficiar de bolsa de estudo, os estudantes têm de cumprir alguns requisitos, designadamente:

  • Estar matriculado (ou pretender matricular-se) numa das Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Setúbal;
  • Ter obtido aproveitamento escolar mínimo e cumprir a condição n+1 ou n+2;
  • Ter uma situação económica carenciada;
  • Ter a situação contributiva e tributária regularizada (apenas o candidato) e património mobiliário inferior a 100 mil Euros (no conjunto do agregado familiar);
  • Não ser titular do grau académico no âmbito do qual se candidata à bolsa de estudo;
  • Satisfazer diversas condições de nacionalidade.
     

NOTA: os candidatos ao ensino superior deverão submeter a sua candidatura a bolsa de estudo em simultâneo com a candidatura de acesso ao ensino superior.
 

› PROCEDIMENTOS

Os estudantes que pretendem candidatar-se a bolsa de estudo e que ainda não possuem credenciais do BeOn, deverão fazer download do formulário de candidatura, preenchê-lo integralmente e remetê-lo para bolsas.estudonull@sas.ips.pt.

Após validação dos dados indicados, será enviada a credencial de acesso para o seu telemóvel, podendo assim aceder à plataforma online e efetuar a candidatura.

Se já dispõe de credenciais de acesso aceda à plataforma da Direcção-Geral do Ensino Superior.
 

› PRAZOS DE CANDIDATURA 

Todos os estudantes poderão apresentar a sua candidatura:

  • entre 25 de junho e 30 de setembro de cada ano;
  • nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;
  • entre 01 de outubro e 31 de maio de cada ano, sendo neste caso o valor da bolsa de estudo a atribuir proporcional aos meses que medeiam o mês seguinte à submissão do requerimento e o final do ano letivo;


NOTA:
a) os estudantes que pretendam ingressar no IPS no 1º ano pela 1ª vez deverão apresentar a sua candidatura em simultâneo com o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
b) ocorrendo a inscrição antes de 30 de setembro, o estudante dispõe sempre de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse aquela data.

Aconselhamos a leitura de todas as FAQ's.


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Bolsas Complementares de Apoio aos Estudantes IPS

Com o objetivo de apoiar os estudantes, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e os Serviços de Ação Social (SAS/IPS), em parceria com as Escolas Superiores, a Associação Académica (AAIPS), os Alumni e rede de parceiros da comunidade externa, uniram esforços de forma a garantir as condições necessárias para que os teus estudos não sejam postos em causa. Assim, foram criadas várias bolsas e apoios suplementares, aos quais podes candidatar-te.
 

Bolsas Santander

› PARA QUEM?

As Bolsas Santander destinam-se a apoiar estudantes com recursos económicos limitados - inscritos numa Instituição de Ensino Superior beneficiária de mecenato do Banco Santander e aderente ao programa - e que estejam determinados a prosseguir ou terminar um ciclo académico de estudos nessa Instituição. São elegíveis os estudantes do IPS que reúnam as seguintes condições:

  • Inscrição válida na Instituição Ensino Superior aderente em, pelo menos, 30 ECTS, exceto em situação de conclusão de curso;
  • Mérito Escolar;
  • Comprovada necessidade de apoio financeiro para prosseguir estudos dos 1º e 2º ciclo do ensino superior.
     

› QUAL O VALOR?

Valor máximo: 500€ por estudante
Montante global: 21.000€
 

› TIPO DE APOIO?

Apoio financeiro.
 

› COMO POSSO CANDIDATAR-ME?

Preenchimento de formulário (brevemente disponível).
 

› MAIS INFORMAÇÕES

Relativamente ao ano letivo 2020/2021, o processo de candidatura já se encontra encerrado.


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PAAS - Programa de Atribuição de Apoios Sociais

› PARA QUEM?

Qualquer estudante inscrito e matriculado num curso de CTESP, Licenciatura e Mestrado que:

  • Tendo sido candidatos a bolsa de estudo, tenham visto o seu processo indeferido exclusivamente por deterem uma capitação superior ao limiar de carência socioeconómica fixado na lei;
  • Não podendo beneficiar de bolsa de estudo por não cumprirem algum requisito obrigatório (aproveitamento académico ou nacionalidade, por exemplo), não possuem condições económicas para frequentar, sem constrangimentos, o ensino superior.
     

› QUAL O VALOR?

De acordo com as necessidades identificadas, individualmente.

Montante global: 21.000€
 

› TIPO DE APOIO?

O PAAS/IPS é um programa interno de atribuição de apoios sociais. Totalmente suportado por receitas próprias do IPS, o PAAS/IPS já apoiou, desde o início da sua implementação, mais de 700 estudantes nos vários níveis de formação. São 2 as medidas que integram o PAAS/IPS:

1) A concessão do benefício de pagamento de propina reduzida;
2) A concessão de auxílios de emergência.
 

› PRESTAÇÃO DE CONTRAPARTIDAS

Este programa prevê a prestação de contrapartidas à atribuição do apoio. Compete à AAIPS proceder à colocação dos estudantes nos diferentes locais onde prestarão contrapartidas, bem como organizar logisticamente todo o processo.

As tarefas serão realizadas até ao limite máximo do montante pecuniário associado ao apoio atribuído, considerando-se um valor por hora de 1% do salário mínimo nacional, em vigor no início do ano letivo majorado e, se for o caso, em 50% a partir das 22 horas e até às 08 horas.
 

› COMO POSSO CANDIDATAR-ME?

A candidatura pode ser apresentada em qualquer momento durante o ano letivo (setembro a julho), desde que o usufruto do benefício nele ocorra.

Se foste candidato a bolsa de estudo e viste o teu processo indeferido exclusivamente por excesso de capitação, não precisas de te candidatar especificamente à concessão do benefício de pagamento de propina reduzida. A atribuição do benefício é automática e não carece de qualquer formalidade por parte do estudante (excluindo, se for o caso, a aceitação da prestação de contrapartidas).

Compete aos SAS/IPS comunicar a atribuição do apoio a todos os intervenientes: o beneficiário, a Divisão Académica do IPS e a AAIPS.

Nos restantes casos, os estudantes deverão candidatar-se preenchendo o formulário de candidatura constante no regulamento e enviando-o, acompanhado da documentação nele constante, para o email bolsas.estudonull@sas.ips.pt. O processo completo também pode ser entregue presencialmente, no setor de bolsas e alojamento dos SAS/IPS.
 

› MAIS INFORMAÇÕES

PAAS


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Unidosnull@IPS

O Programa Unidosnull@IPS tem por objeto a concretização de medidas de carácter excecional que visam responder à situação de emergência social criada pela pandemia de COVID-19, numa perspetiva de auxílio urgente e imediato aos estudantes do IPS que apresentem candidatura nos termos fixados no presente regulamento e que, para tal, sejam considerados como elegíveis.

Estão englobadas neste programa, as Bolsas Rovensa.
 

› PARA QUEM?

Qualquer estudante cujos rendimentos foram afetados pela situação pandémica.
 

› QUAL O VALOR?

De acordo com as necessidades identificadas, individualmente.
 

› TIPO DE APOIO?

Custos inerentes à frequência do respetivo curso no IPS, nomeadamente:

  • Atribuição indireta de apoio para liquidação de prestações de propina;
  • Atribuição indireta de apoio para mensalidades de alojamento na Residência de Estudantes de Santiago e Moradias de Santa Bárbara;
  • Atribuição de géneros ou bens.
     

› COMO POSSO CANDIDATAR-ME?

Envia e-mail para bolsas.estudonull@sas.ips.pt, juntando o formulário de candidatura.
 

› PRAZOS DE CANDIDATURA

As candidaturas ao Programa Geral Unidosnull@IPS estão abertas em contínuo, sendo os apoios atribuídos mediante a dotação disponível.
 

› MAIS INFORMAÇÕES

Regulamento do Programa

Email: unidosnull@sas.ips.pt


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Bolsas Rovensa

› PARA QUEM?

40 bolsas para apoiar estudantes com recursos económicos limitados.
 

› QUAL O VALOR?

Valor máximo: 1.325€ por estudante
 

› TIPO DE APOIO?

Custos inerentes à frequência do respetivo curso no IPS, nomeadamente:

  • A concessão do benefício de apoio no pagamento de propinas;
  • Apoio nas despesas de alimentação;
  • Apoio nos custos de transporte e/ou alojamento na residência de estudantes.
     

› COMO POSSO CANDIDATAR-ME?

Envia e-mail para bolsas.estudonull@sas.ips.pt, anexando o formulário de candidatura.
 

› PRAZOS DE CANDIDATURA

As candidaturas decorrem até 15 de janeiro 2021.
 

› MAIS INFORMAÇÕES

Esta é uma parceria com a Rovensa, grupo internacional a atuar no setor agrícola, através da marca ASCENZA.

Regulamento do Programa

Email: unidosnull@sas.ips.pt


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