Pedido de Informações Candidaturas

Elena Wesely, 23 anos - Brasil, Rio de Janeiro

"Setúbal é diferente, tem um charme especial"

Licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação do IPS

Ao procurar por diferentes cidades em Portugal para realizar o meu intercâmbio, queria encontrar um local que tivesse o meu curso, Comunicação Social, então encontrei Setúbal. O curso chamou-me a atenção por ser mais técnico, na minha universidade é mais teórico. Os professores acompanham cada aluno, explicam tudo, depois explicam em inglês novamente, tiram dúvidas junto de cada aluno, é algo que na minha universidade não acontece, aqui vejo uma dedicação mesmo especial.

Em Setúbal descobri a maioria das coisas quando cheguei, as praias, o sol, o clima, descobri as coisas boas de Setúbal através dos portugueses, dos angolanos, dos cabo-verdianos e dos brasileiros que me receberam e que já estavam por aqui, tudo isso contribuiu para que Setúbal me conquistasse. Portugal, Setúbal e o IPS surgiram como um presente, acho que tudo não teria sido tão bom noutro lugar como foi aqui, a expetativa era aprender outras culturas e aqui o convívio, não só com os portugueses mas também colegas de outras nacionalidades, fez com que os meus horizontes se abrissem. A experiência que eu tive aqui era algo que eu precisava de viver, qualquer expetativa de aprender e de fazer amigos foi superada. O ambiente é mais familiar, a cidade passa essa impressão e os portugueses que encontrei aqui sempre foram muito solícitos, pelo que a minha integração foi excelente.

O elemento mais forte e a marca que Setúbal me deixou foi viver na residência, porque o convívio que existe é impressionante, acho que não teria sido tão feliz se não tivesse vivido na residência. Setúbal tem um caráter acolhedor, Setúbal é diferente, tem um charme especial. Tem um ambiente que te faz sentir em casa, não importa se o teu sotaque é diferente ou se a tua alimentação é diferente, as pessoas tentam de alguma forma fazer-te sentir em casa.