Pedido de Informações

Titulares de Curso de Dupla Titulação de Ensino Secundário/Curso Artístico Especializado

 

..:: O que é?

O Concurso Especial para Titulares de Curso de Dupla Titulação de Ensino Secundário/Curso Artístico Especializado é um concurso de Acesso ao Ensino Superior através do qual, diplomados de vias profissionalizantes podem concorrer a Licenciaturas, substituindo a realização dos Exames Nacionais pela realização de uma Prova regional. A prova é realizada nas Instituições de Ensino Superior. Este concurso tem vagas exclusivas (limitadas) e é dividido por várias fases (a lista completa pode ser consultada aqui):

1º Candidatura à realização da prova numa das Instituições da Rede Sul e Ilhas
2º Realização da prova nessa Instituição
3º Candidatura através do site da DGES

A prova é válida para candidatura a qualquer uma das Instituições da Rede Sul e Ilhas: Institutos Politécnicos de Setúbal, Beja, Portalegre e Santarém, as Universidades do Algarve, Madeira, Évora e Açores e, ainda, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.

A prova é composta por duas partes: Língua e Cultura Portuguesas e Prova Específica (Biologia, História e Cultura das Artes, Psicologia, Matemática, Matemática para as Ciências Sociais e Educação, Economia).

 

..:: Posso candidatar-me?

Podem candidatar-se para a realização da prova de avaliação de conhecimentos, para posterior candidatura através deste Concurso de Acesso, os candidatos titulares dos cursos de dupla certificação de ensino secundário e de cursos artísticos especializados, nomeadamente:

a) Cursos profissionais;
b) Cursos de aprendizagem;
c) Cursos de educação e formação para jovens;
d) Cursos de âmbito setorial da rede de Escolas do Turismo de Portugal, I. P.;
e) Cursos artísticos especializados;
f) Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores;
g) Cursos artísticos especializados de nível secundário da área da música;
h) Cursos de Estado-Membro da União Europeia, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, e conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações;
i) Outros cursos não portugueses, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, nas situações em que os candidatos em causa tenham nacionalidade portuguesa.

 

 

 

As vagas disponíveis para as Licenciaturas podem ser consultadas aqui.

Para alguns cursos da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Saúde são exigidos pré-requisitos, realizados no IPS. ATENÇÃO: O prazo dos pré-requisitos para a Licenciatura em Desporto foi alargado até 10/07. Mais informações estão disponíveis no site do IPS: http://bit.ly/IPS_Pré-requisitos

 

..:: Como posso candidatar-me?

A candidatura a qualquer uma das provas, independetemente da área, é feitas exclusivamente online, através deste link, alojado na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.

Os documentos necessários são (preferencialmente em formato PDF): 

  • Cópia de Documento de Identificação (BI/CC/Passaporte/Título de Residência permanente) ou a Minuta de Substituição do Documento de Identificação;
  • Comprovativos de conclusão (ou frequência, caso ainda não tenhas terminado) do curso de dupla certificação do ensino secundário e de cursos artísticos especializados;
  • Cópia do cartão de contribuinte, se não submeteu Cartão de Cidadão, ou a Minuta de Substituição do Documento de Identificação;
  • Minuta de candidatura/inscrição paga por empresa, devidamente preenchida (se aplicável).

 

Depois da prova, os candidatos poderão apresentar no máximo três candidaturas a cursos de licenciaturas e mestrados integrados das IES que abram vagas para este contingente, no site da DGES.

 

..:: Quais são os prazos de candidatura?

Candidaturas às provas de conhecimento: 6 a 17 de julho
Realização das provas: 24 de julho
Afixação dos resultados das provas: 3 de agosto
Candidaturas às Licenciaturas: 14 a 19 de setembro

Após obteres aprovação nas provas, a candidatura à(s) licenciatura(s) desejada(s) é efetuada no site da DGES, de 14 a 19 de setembro.

Atenção que, para candidatura a alguns cursos da Escola Superior de Saúde e da Escola Superior de Educação será necessário ter realizado os pré-requisitos (http://bit.ly/IPS_Pré-requisitos). No caso da Licenciatura em Desporto, o prazo de candidaturas para os pré-requisitos foi alargado até 10 de julho.
 

CANDIDATA-TE NO SITE DA DGES

 

..:: Qual o custo da candidatura à prova?

É cobrado o valor único de 25€, para a candidatura à(s) prova(s).

 

..:: Continuo a poder candidatar-me ao CNA pelo regime geral?

Sim, desde que faças os exames nacionais, continuas a ter a opção de concorrer ao Concuro Nacional de Acesso. Podes concorrer aos dois concursos. Podes também candidatar-te a um CTeSP. Na prática, podes candidatar-te aos 3 concursos em simultâneo.

 

..:: Ainda tem dúvidas?

Todas as informações detalhadas, incluindo documentos necessários, condições de acesso, fases do processo e a própria candidatura, também, estão disponíveis no site do IPS.

É possível, também, contactar-nos através do email estudarnull@ips.pt